Oficinas e
PROFESSORES
PROFESSORES
Maestro, pesquisador e especialista em regência orquestral, Marcos Martins Araújo é mestre em Etnomusicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutor em Ciências Humanas e Antropologia da Música pela Universidade de São Paulo. Sua formação inclui estudos com maestros de renome internacional, como Colin Metters (Royal Academy of Music London), Dr. Jay Dean (Universidade do Mississippi), Sérgio Feferovich (Conservatório Peabody da Universidade Johns Hopkins), Isaac Karabtchevsky e Sérgio Chnee (Estado de Novosibirsk), entre outros.
Ao longo de sua carreira, regeu concertos em três continentes, atuando em países como Argentina, Coreia do Sul, El Salvador, Estados Unidos, Finlândia, México, Rússia e Paraguai. Esteve à frente de importantes conjuntos, como a Orquestra Nacional Russa e a Filarmônica de Chuncheon, consolidando uma trajetória internacional de destaque.
Foi curador do festival “Convicções Provisórias” e diretor artístico do Festival Internacional de Música “Coexistência”, em São Paulo. Também atuou como maestro convidado do Festival de Inverno do Conservatório Nacional de Música de Assunção por sete edições, onde regeu a orquestra acadêmica e ministrou a classe de regência.
Atualmente, é diretor artístico e acadêmico do Festival de Regência de Bandas e Orquestras Sinfônicas “Encuentro de los Mundos”, realizado desde 2022 em Zapopan, México, com participação de importantes grupos locais. O festival também teve edição em El Salvador, com apoio institucional de entidades culturais internacionais, consolidando-se como um dos mais relevantes encontros da música sinfônica ibero-americana.
Marcos Martins é maestro titular e diretor artístico da Filarmônica OCB desde 2012, foi regente associado da Banda Filarmônica de São Paulo. É Maestro Honorário da K-Orquestra na Coreia do Sul e "regente honorário" da Orquestra Sinfônica Universal em Guadalajara, México. Ele atuou como Maestro Associado da Orquestra Sinfônica Latino-Americana, além de ser o principal maestro convidado da Banda Sinfônica do Estado de Jalisco, México.
Como educador, destaca-se pela formação de jovens músicos e maestros, atuando como mentor, consultor e desenvolvedor de projetos musicais e orquestras juvenis em diversas regiões. Seu trabalho evidencia a música como ferramenta de transformação social e desenvolvimento humano.
Membro da Associação Brasileira de Etnomusicologia e da diretoria da World Association of Orchestra Conductors, recebeu importantes condecorações, como a Medalha do Sesquicentenário do Corpo Musical da Polícia Militar de São Paulo. Também é imortal e chanceler da Academia Brasileira de Música de Brasil, além de ter sido homenageado internacionalmente, incluindo o título de cidadão de Zapopan, no México.
Nascido em 14 de julho de 1992, natural de Santo André – SP, iniciou seus estudos na música em 2002, aos 10 anos de idade, com o maestro e professor Oseas Santana na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Mauá – SP. Estudou Eufônio com o professor Alex Oliveira e também na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP (antiga Universidade Livre de Música - ULM), no curso de Eufônio Erudito, com o professor Ezequiel Oliveira. Ainda na EMESP, estudou também com os professores Rodrigo Lima, Camila Bonfim, Hermes Jacchieri, entre outros.
Como músico, teve a oportunidade atuar em concertos com grandes solistas como Darcio Gianelli, Nicolay Alipiev, Alexandre Ficarelli, Sergio Coutinho, entre outros, nos períodos em que tocou na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
No Exército Brasileiro, foi aprovado como eufonista no Exame de Comprovação de Habilidade Musical (2011) e posteriormente como trombonista, em novo processo seletivo (2017), ambos na Banda de Música do 2º Batalhão de Polícia do Exército, tendo também sido nomeado Instrutor do Estágio Básico de Cabo Músico Temporário após sua promoção à graduação de 3º Sargento.
Na Polícia Militar do Estado de São Paulo, foi aprovado em 1º lugar no Exame de Qualificação Técnico Musical (2018), como eufonista. De 2019 a 2023, atuou como 1º Trombone da “X-Jazz Orchestra”. Integrou o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como eufonista, e atualmente faz parte do grupo de metais “FOUR Low Brass”.
Estudou Regência com o Maestro Roberto Farias no Seminário Permanente de Regência – MUSICAD (2016 a 2019). Em Buenos Aires (Argentina, 2022), teve também a oportunidade de ter aulas de Regência com o Maestro Rodrigo Gonzalez Jacob, na Universidad Nacional de las Artes - UNA (Universidade Nacional das Artes) e com o Maestro Carlos David Jaimes, Regente da Banda Sinfónica de la Ciudad de Buenos Aires (Banda Sinfônica da Cidade de Buenos Aires).
Participou de diversos master classes de regência com grandes maestros como Giancarlo Guerrero, Roberto Tibiriçá, Marin Alsop, entre outros. Realizou cursos para regentes de grupos musicais, de editoração musical e também cursos na área de formação para educadores musicais em diversas instituições como a Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP, o Projeto Orquestrando São Paulo (SESI/SP) e pela Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP.
Foi aluno do Ateliê de Regência de Banda Sinfônica da EMESP, com atividades praticas frente à Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, nos anos de 2024 e 2025, sob a direção da Maestrina Mônica Giardini. Foi aprovado na Oficina de Regência da Orquestra Experimental de Repertório nos anos de 2025 e 2026, sob a direção do Maestro Wagner Polistchuk. Foi aprovado na classe do nível avançado da 6ª Edição do Festival Latinoamericano de Regência Orquestral e de Banda Sinfônica, denominado "Encuentro de los Mundos", onde teve a oportunidade de conduzir a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo no Concerto de Encerramento do Festival.
Como Maestro, é regente assistente da Orquestra e regente titular dos Musicais Anuais de Natal da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - IEAD em Mauá (sede) e desde 2015. Foi regente titular da Banda Regimental da Escola Superior de Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo no edital 2017 (início em 2017 e término em 2018) e da Banda Regimental da Escola Superior de Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo no CFS-I/23 (início em 2023 e término em 2024). Atualmente é também regente titular da Orquestra do Instituto de Arte, Cultura e Educação - IACE.
Em 22 de novembro de 2021, data em que se comemora o Dia do Músico, foi condecorado com a Medalha: Mérito do Músico Militar - Capitão Franklin, pela Consultoria Nacional de Outorgas - CNO.
É coautor do Volume I e autor dos Volumes II e III do Método: “Teoria Musical Básica”, material didático adotado no Programa de Teoria Musical do Curso Livre de Música da Escola de Música da Associação Beneficente Educacional Daniel Berg – ABEDABE. É Licenciado em Música, pós-graduado (“Lato Sensu”) em Docência Superior e atua também como professor.
Com um pai violinista e mãe pianista, Paulo Paschoal iniciou seus estudos de violino com seu pai aos 4 anos de idade. A admiração e a vontade de tocar como o irmão mais velho o motivaram a seguir em frente. Aos nove anos, deu continuidade aos seus estudos em um Conservatório Musical, onde venceu vários concursos promovidos pelo próprio conservatório. Foi professor no Instituto Baccarelli, que tem por objetivo a formação musical e artística de crianças e jovens de regiões carentes. Foi Spalla da Sinfônica de Sorocaba e de Santo André durante 9 anos.
Há 31 anos é violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, considerada uma das dez melhores orquestras sinfônicas do mundo, sediada na Sala São Paulo, importante pólo cultural do Estado. Com a OSESP, o violinista fez várias turnês internacionais tocando em grandes salas de concerto pelo mundo.
Como solista, tocou com importantes orquestras como a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Sorocaba, Santo André, OSESP entre outras. Em sua trajetória, participou de diversos Master Classes e aulas, recebendo a orientação de grandes violinistas do mundo como Dimitry Sitkovetsky, Boris Belkin, Shlomo Mintz, Sidney Harth, Chaim Taub entre outros.
Além de inúmeros CDs gravados com a OSESP, também gravou com outras grandes orquestras como a Orquestra de Câmara Banespa, Villa-Lobos, Santo André. Gravou também com cantores renomados da música brasileira, tais como: Roberto Carlos, Chico César, Leonardo, Sandy e Junior, Zizi Possi entre outros. Dividiu o palco em apresentações e espetáculos com Ney Mato Grosso, Milton Nascimento, Paula Lima, Zezé de Camargo e Luciano entre outros. Possui várias gravações de CD solo, destacando o CD Violino e Violão, tocando obras do compositor Niccolò Paganini, tributo a Zequinha de Abreu, Abel Ferreira, Beatles entre outros.
Hoje, Paulo continua sua trajetória dentro da OSESP, mas como espírito inquieto que é, frequentemente desenvolve novos projetos como a Camerata Darcos e, por ser consciente de seu papel como instrumentista clássico e por se preocupar com a formação de plateia para música orquestrada, o violinista Paulo Paschoal também apresenta o projeto Concertos para Crianças - um projeto especial, composto por peças clássicas de contos infantis, acompanhado de narrativa, cujo objetivo é transportar os presentes e principalmente as crianças, ao mundo da fantasia através da música. Neste projeto, o violinista apresenta contos como: O Quebra-Nozes, Pedro e o Lobo, Carnaval dos Animais e Cancan.
Violoncelista e professor com sólida formação e ampla experiência artística e pedagógica. Iniciou seus estudos musicais no Instituto Baccarelli e, ao longo de sua trajetória, estudou com renomados violoncelistas como Paulo Tacetti, Fábio Presgrave, Eduardo Bello e Rodrigo Andrade Silveira. Aperfeiçoou-se em Didática do Ensino e formou-se em Música pela Faculdade Claretiano.
Possui extensa experiência orquestral, tendo atuado como chefe de naipe na Orquestra Sinfônica Heliópolis, participando de turnês pela Europa (Alemanha, Holanda e Inglaterra) sob regência de maestros como Roberto Tibiriçá e Isaac Karabtchevsky.
Tocou com a Orquestra Iberoamericana em festivais na Espanha e Portugal, sob regência de Gustavo Dudamel. Foi integrante das Orquestras Filarmônica de São Caetano do Sul e Sinfônica de Santo André.
Participou de masterclasses com grandes nomes do violoncelo, como Peter Wopke (Berlin Philharmonic Sextet), Michael Haran (Orquestra Filarmônica de Israel), Leonard Elschenbroich e Yo-Yo Ma.
Na área pedagógica, atua como professor de violoncelo no Instituto Baccarelli e participou como professor convidado do 1º Festival Suzuki de Música, em Fortaleza, em 2024. É certificado na metodologia Suzuki, tendo realizado cursos com Shinobu Saito, Renata Pereira e com os violoncelistas David Evenchick (Volume 1 para violoncelo) e Patricia Pasmanter (Volumes 1 e 2).
Rodrigo iniciou seus estudos nos anos 2000, com José Cassini. No mesmo ano ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, com orientação do professor Wilson Rezende. Atualmente é aluno de Tiago Meira.
Em 2004 passa a integrar a Orquestra Jovem Tom Jobim, sob regência do Maestro Roberto Sion. Entre 2006 e 2008 fez parte da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, sob regência do Maestro João Maurício Galindo. Ingressou na Universidade Livre de Música (ULM) também em 2008, tendo como professor Marcos Kiehl. Entre os anos 2009 e 2011, integrou a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, na posição de piccolista. Entre os anos de 2010 e 2012 integrou a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos sob a regência de Emiliano Patarra, Integrou também a Orquestra Sinfônica de São José dos campos entre os anos de 2010 e 2012.
Em 2009 passou uma temporada na Argentina sob orientação de Cecília Muñoz e Marcelo Álvarez. Em 2011 participou do "Encuentro Internacional de Flautas" (Bariloche, Argentina), tendo como professores Maria Cecília Muñoz, Marcelo Álvarez, Martin Auza e Celso Woltzenlogel. No mesmo ano foi para Suíça para aulas particulares com Maria Cecília Muñoz. Participou de Masterclasses com Benoit Fromanger (França), Felix Renggli (Suíça), Michel Bellavance (Suiço-Canadense), Wolfgang Ritter (Alemanha), Isabelle Soulas (França), Maria Cecilia Muñoz (Argentina - Suíça), Robert Pinkl (Viena), Catalin Opritoiu (Romênia).
Nos anos de 2004, 2009 e 2010 participou do Curso de Férias de Tatuí onde esteve sob orientação de Edson Beltrami, Ângela Jones-Reus, Otávio Blóes e Juliano Arruda. Em 2007, 2008 e 2009 participou do Festival de Música de Santa Cataria sob orientação de Danilo Mezzadri, Alberto Almarza, Curt Schroeter e Kathy Debost. No Ano de 2008 participou da 5a Semana da Música de Ouro Branco sob orientação do flautista Maurício Freire. Em 2011 participou do Festival Musica das Esferas de Bragança Paulista sob a orientação do flautista Marcelo Barboza. Em 2012 participou do II Festival de Música de Pelotas - RS onde recebeu orientações de Mauricio Freire e André Mendes. Em 2015 participou da 33ª Oficina de Música de Curitiba sob a orientação de Maurício Freire. No dia 25 de fevereiro de 2023 Participou da Masterclass de Jacques Zoon no Projeto Musicarium - Joinville - SC.
Participou do Concurso Prelúdio da TV Cultura. Foi Ganhador do concurso Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Ganhador do concurso Jovens Solistas da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos por 2 anos consecutivos. Ganhador do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo em 2014.
Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (2012 3 mar/2015), que tem como Diretor Artístico e Maestro Cláudio Cruz. Com esta Orquestra participou do Festival MDR nas cidades de Bad Elster e Tambach-Diethraz (Alemanha - 2012), Festival de Música de Trancoso (2013, 2014), Festival Young Euro Classic (Berlim - 2013), Festival Berlioz (La Côte - Saint-André - França - 2014) e Grachtenfestival (Amsterdã-2014).
Em 2015 apresentou-se no The John F. Kennedy Center of The Performing Arts (Washington 3 DC) e no Lincoln Center (New York). Apresentou-se sob regência de Frank Shipway (Inglaterra), Rolf Beck (Alemanha), Guillaume Bourgogne (França), George Stelluto (USA), Diego Guzmán (Venezuela) e participou da Temporada Completa 2015 da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) como Piccolo Solo (convidado).
Natural de Mogi das Cruzes - SP, possui vasta experiência profissional em Musicais, gravações de Reeds, realização de programas culturais, festivais de música, encontros e cursos da área musical e teatral na atuação com diversos profissionais e professores da área.
Diplomado em Clarinete pela Universidade Livre de Música (atual EMESP), é Licenciando em Artes Visuais e também é formado em Pedagogia.
É Pós-graduado em Educação Musical, em Gestão Escolar e em Metodologia do Ensino de Arte. É Técnico em Regência e estudou ainda nas seguintes instituições de ensino musical: Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP e Escola Municipal de Música de São Paulo - EMM.
Como músico atuou em diversos Musicais famosos, dentre os quais, destacamse: "Les Miserables" (Os Miseráveis), no Teatro Renault; Ópera Carmen, de Georges Bizet; Ópera "La Traviata", com a Orquestra de Ópera de Jacareí; e, "Chaplin, o Musical", em uma Produção de Claudia Raia.
Atuou ainda como Clarinetista na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, na Banda Sinfônica Escolar da Prefeitura de Mogi das Cruzes, na Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, na Banda de Música do Comando Militar do Sudeste (2º Batalhão de Polícia do Exército), tendo também atuado como solista junto à Banda Sinfônica Paulista na estreia mundial de uma peça para Clarinete e Banda, de autoria de Ricardo Silva. Atualmente trabalha em Projetos Educacionais de Música e está participando do Musical "Chicago", em Cartaz no Teatro Santander, em São Paulo - SP.
Atuou no Musical: Frozen In Concert, atualmente é substituto no Musical: O Guarda Costas Whitney Houston, Professor e Dirige a Escola de Música Efata em Mogi das Cruzes na Assembleia de Deus Min. Madureira.
Com uma trajetória iniciada aos 12 anos no Projeto Guri – Santa Marcelina, Manoel Messias construiu uma carreira sólida e multifacetada na música. Estudou na EMESP Tom Jobim, é bacharel em Música pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), licenciado em Música pela FAMOSP e pós-graduado em Musicoterapia pela Faculdade Censupeg.
Sua atuação como educador se destaca em escolas, conservatórios, projetos sociais, workshops, masterclasses e igrejas, lecionando instrumentos de sopro e musicalização para diferentes faixas etárias. Como musicoterapeuta, desenvolve trabalhos com crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas neurodivergentes em diversas clínicas.
No cenário artístico, foi saxofonista e flautista do premiado musical Rua Azusa (Prêmio Bibi Ferreira 2019), além de integrar grupos como a Gambo Jazz Band, o Combo de Música Brasileira e a Big Band da EMESP, sob regência de Sizão Machado.
Também atua em quartetos de jazz, grupos de choro e música instrumental brasileira. Atualmente, é integrante da Big Band IBP e participa de eventos como saxofonista em diversas formações pelo estado de São Paulo.
Messias compartilha sua vivência musical com sensibilidade, técnica e propósito, unindo arte e cuidado em cada nota. Um encontro imperdível para músicos, educadores e amantes da música instrumental.
Claudinei Mendonça nasceu e cresceu em São Paulo, onde iniciou seus estudos musicais com seu pai, um violonista talentoso. Mais tarde, continuou a estudar através de programas oferecidos pelas igrejas evangélicas, onde ganhou destaque em gravações e apresentações do meio gospel.
Em 1996, ingressou na EMM e na EMESP ao mesmo tempo, estudando música e trompa. Tocou como músico convidado em diversas orquestras e grupos musicais em várias regiões do Brasil. Participou da OJESP e ingressou na Orquestra Jazz Sinfônica de Diadema 3 SP. Em 2002, ingressou na orquestra de musicais do Teatro Abril, onde tocou em "Les Miserables" e "A Bela e a Fera".
Estudo trompa na FASM, fundou o Quinteto de Sopros Maderessência Paulista e, em 2019, ingressou como solista na BSP. É idealizador do Projeto Hadar, que forma músicos e coristas no seguimento gospel, atuando como Diretor Musical, Regente titular, professor de música e arranjador. O projeto atende cerca de 100 pessoas no bairro de Jardim Vila Formosa, em São Paulo.
Natural de Marília, São Paulo. Doutor em Música pela Unesp, mestre em Brass Performance pela Boston University, School for the Arts, bacharel em Trompete pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA – USP.
Teve como principais professores, Roger Voisin, Tim Morrison, Sérgio Cascapêra e Paul Mitchell. Durante sua carreira, integrou diversas formações musicais nos Estados Unidos: Civic Symphony of Boston, Lexington Sinfonietta, Boston University Symphony Orchestra e ALEA III. No Brasil: Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo e Bachiana Filarmônica.
Participou do 1º Festival Internacional de Música em Kyoto, no Japão, em 1993. Como professor, participou de diversos eventos: Festival Internacional de Brasília em 2006, 1º Encontro Internacional de Metais de Tatuí em 2006, Festival de Bragança Paulista em 2007, 1ª Oficina para Metais de Mauá em 2008, 8º Encontro Técnico da Afaban de Cubatão em 2012 e II Festival Nacional de Músicos de Bandas Sinfônicas e Marciais, da Faculdade Cantareira, em 2012, além de masterclasses na Escola Municipal de Música de São Paulo.
Já atuou como solista com Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Orquestra Acadêmica da Unesp. Realizou inúmeras premieres de compositores brasileiros, incluindo a gravação do CD do Grupo Novo Horizonte que recebeu o prêmio da APCA de 1993.
Foi professor da Unesp e na pós-graduação da Faculdade Carlos Gomes, entre 1999 e 2001. Participou como maestro assistente e trompetista dos musicais Les Misérables e A Bela e a Fera.
Atualmente, é professor da Faculdade Santa Marcelina, da Escola de Música de São Paulo (Praça das Artes) e do Instituto Baccarelli. Desenvolve também trabalho de música de câmara com o In Tempori Duo, duo de trompete e percussão com a percussionista Eliana Guglielmetti Sulpício.
É doutorando em musicologia no Instituto de Artes da Unesp e mestre em práticas interpretativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É coordenador técnico artístico pedagógico no Projeto GURI e como primeiro trombone atua junto a Orquestra Municipal de Santos, Camerata Sé, além de participar como músico substituto nos musicais da Broadway Priscila do Deserto, Cantando na Chuva, Matilda, Evita Open Air, Um Violinista no Telhado e Cabaret.
Atuou como professor de metais graves e prática de banda no Projeto Guri – SP, foi chefe de naipe na Banda Sinfônica de Cubatão, além de ter atuado como primeiro trombone na Camerata Paulistana e Coral Paulistano Mario de Andrade - THMSP realizando o ciclo completo das missas de W.A. Mozart, dos oratórios A Criação de J. Haydn e Israel no Egito de G. F. Handel.
E como músico convidado/extra junto à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Teatro São Pedro, Orquestra Sinfônica Municipal de Santo André, Bachiana Filarmônica.
Tem sido professor de trombone e regente da banda sinfônica acadêmica dentro da programação pedagógica e artística do Festival Internacional de Música Eleazar de Carvalho – Fortaleza. Tem participado e contribuído com artigos e comunicações dentro das programações do Colóquio de Pesquisas do PPGM-UFRJ, Simpósio Nacional Villa-Lobos – RJ, Associação Brasileira de Trombonistas – ABT, Projeto Caravelas (CESEM – Universidade Nova Lisboa), Revista Brasileira de Música – RBM-UFRJ e Simpósio Villa-Lobos – ECA/USP.
Especializou se nos principais festivais de música do país como o Festival de Inverno de Campos do Jordão - SP, Femusc - SC, Oficina de Música de Curitiba - PR, Encontros da Associação Brasileira de Trombonistas, Projeto Bone - SP e internacionais como Trombonanza - ARG e Latzch Trombone Festival – GER. . Ao longo de sua formação participou de master classes com professores, Darcio Gianelli - BRA, Wagner Polistchuk - BRA, Darrin Milling - EUA, Carl Lenth - EUA, Petur Ericksoon - ICE-ESP, Ben van Dijk - HOL, Massimo La Rosa - ITA, Scott Hartman - EUA, Chris Houlding - ING, Pablo Fenoglio - ARG.
Em sua formação como regente participou de seminários e master classes com os maestros João Wilson Faustini - BRA, Samuel Kerr - BRA, Mônica Giardini - BRA, Marcos Sadao - BRA, George Stelluto - EUA, Laszlo Marosi - HU, Jacob de Haan - HOL.
Iniciou seus estudos ao trombone na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) com o professor Marcos Sadao - BRA, graduando-se e licenciando-se na Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP) na classe do professor Gilberto Gianelli - BRA.
Bacharel em Euphonium pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado em Regência pelo Conservatório de Tatuí na classe do maestro Dario Sotelo, Iniciou seus estudos aos 10 anos com seu pai na igreja Assembleia de Deus. Teve aula com renomados Professores como: Steven Mead, Adam Frey, David Childs, Demondrae Thurman, e Fernando Deddos.
Participou como artista convidado de diversos festivais nacionais e internacionais. Como musico convidado atuou nas principais orquestras do país, como: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz – PA.
Atuou também nas duas principais Bandas Sinfônicas do país, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Participou em 2014 da Conferência “The Midwest Clinic” em Chicago - EUA. Em 2017 atuou como solista convidado na University of Minnesota em Duluth - EUA, a convite do maestro Mark Whitlock.
Atualmente é diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, além de professor de eufônio e prática de conjunto. É regente da Banda Sinfônica de Nova Odessa, e músico na Big Band na Gaveta. É Artista Adam’s Instruments e K&G Mouthpieces.
Conteúdo Programático:
1. Técnica gestual: antecipação para indução sonora;
2. O estudo aprofundado da partitura para o maestro;
3. O papel predominante da regência e seus conhecimentos e seus principais desdobramentos.
Conteúdo Programático:
1. Postura;
2. Ritmo;
3. Interpretação;
3. Grupos de Câmara.
Conteúdo Programático:
Desenvolvendo uma base técnica sólida, sem vícios e evitando frustrações. A oficina abordará temas como: posição, empunhadura, som, vibrato, organização dos estudos, dentre outros
Conteúdo Programático:
1. Formas de trabalhar a Respiração
2. O som na flauta transversal
3. Como estudar
4. Como evoluir de forma eficaz e inteligente
Conteúdo Programático:
1) Respiração e Embocadura
2) Técnica de Leitura e Dedilhado
3) Estudo dirigido à Performance
4) Preparação para a Música Sacra
5) Abordagem sobre Coral de Clarinetes
Responsável pela Oficina: Professor Manoel Messias
Conteúdo Programático:
1. Sonoridade
2. Escalas maiores e menores
3. Campo harmônico
4. Leitura, prática.
5. Improvisação tonal
6. Transcrição.
7. Plano de estudos.
Conteúdo Programático:
Embocadura balanceada: Introdução, Benefícios e Noções básicas.
Conteúdo Programático:
O TROMPETE E SEUS ASPECTOS PEDAGÓGICOS: prática e ensino. A técnica do instrumento para uma performance eficiente.
Conteúdo Programático:
Serão discutidos e trabalhados os conceitos da técnica do instrumento como postura, aquecimento, execução, repertório solo e música de câmara de acordo com o nível e conhecimento dos participantes.
Conteúdo Programático:
1) Aspectos Técnicos de Eufônios e Tubas;
2) Rotina Fundamental.
CONTRIBUA
Sua doação será empregada para ajudar a custear as despesas do ENCONTRO DE MÚSICOS e do Instituto de Arte, Cultura e Educação - IACE.
Seja um colaborador e nos ajude a realizar mais trabalhos como este!
Há quatro opções para contribuir!
1) Doações com incentivo fiscal
2) Doações sem incentivo fiscal
3) Patrocínio com incentivo fiscal
4) Patrocínio sem incentivo fiscal